terça-feira, 10 de agosto de 2010

A MÃO AMIGA...


Hoje o dia correu bem..apesar do frio e do corre corre no trabalho...
Na hora do almoço ...sempre meio tumultuado...me sentei numa mesa cheia no restaurante...
Uma amiga sempre atrapalhada levou mais tempo que deveria e chegou na hora da minha sobremesa...
Mesmo que eu não quizesse...e com todo barulho...percebi uma mulher ao tel...
CHORAVA COMPULSIVAMENTE...
Me preocupou...
Ela não percebia que chamava atenção...
E o que poderia ter acontecido.. a alguém para chorar daquela forma dentro de um restaurante?
Notei que algumas pessoas comentavam..riam...isso me incomodou e muito...
Odeio esse tipo de coisa...e a falta de respeito de alguns...
Passado um tempo...ela se desculpou comigo....disse que estava mal e que tinha terminado o namoro no fim de semana...Levou um fora do namorado...
Por fim fui solícita e acabamos conversando...
Ela desabafou...vi que precisava disso...
Falou e falou.. e minha amiga ouviu...e eu ouvi..
Ela saiu de lá agradecida...
Aí pensei:
Como as pessoas estão carentes nesse mundo...É VERDADE!
Uma estranha ( eu ) parecia ser a melhor amiga...numa mesa de restaurante na hora do almoço...
E constatei uma coisa que a muito tempo já tinha percebido...
Mesmo nessa imensidão de mundo virtual e todas as facilidades que o mundo moderno oferece...
aquela mulher estava sozinha...
Ainda bem que eu estava lá...me senti aliviada quando percebi que ela tinha se acalmado...pelo simples fato de que eu a ouvi.
Claro que minha amiga...tb...com um certo desdém...até pq é raro alguém parar pra ouvir uma estranha...
E que por muitas vezes eu estive no lugar dela por diversas vezes...mas não consegui por mais que eu precisasse me abrir assim...
E isso por medo de não parecer idiota.. por orgulho...e por não ter mesmo ninguém disposto a ouvir...
Sempre fui melhor escrevendo...as palavras pipocam de mim com pressa..que às vezes tenho que parar e falar pra mim mesma: calma!
E continuar a escrever..
A solidão é o maior mal do ser humano moderno e atual...
E cá pra nós não será isso uma das maiores causas de suicídios e avcs?
Uma das coisas que sempre tive terror é acabar sozinha...sem amigos..
Me sinto aliviada..que quando ligo e retornam minhas ligações...tenha um oi do outro lado...
Apenas isso... um oi...e ae...como vc tá?
Parece besteira...mas não é!
Mesmo que eu nunca mais veja aquela mulher..sei que talvez ela nunca esqueça..
Que mais que ouvir...um desabafo...no meio do almoço ...eu falei:
Fique tranquila tudo vai dar certo..vc vai ver !
E elogiei seu cabelo...e sua sensibilidade...arrancando um sorriso..e um muito obrigada...
É.. as pessoas hoje em dia são muito ocupadas com elas próprias...
Que talvez nem percebam o bem que podem fazer até a quem nem conhecem...

(CRISTIANE FERREIRA)

Um comentário:

  1. Lindo esse texto... simples e verdadeiro...

    .... "Hoje talvez eu nem fosse companhia, mas o avesso... esse feio, machucado, que mesmo cansado te ouve, não por necessidade, mas porque acredita que a ausência é o grande mal da humanidade.... Sede de companhia, fome de presença... O que o mundo precisa é de mais paciência... "
    Roberta Carvalho


    Adorei seu texto... de verdade....! Muitos beijosssss

    ResponderExcluir