segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

gentileza gera gentileza...

Nossas ações são baseadas na nossa cultura, desenvolvida ao longo de vários anos. Não esperamos que os outros tenham as mesmas reações que nós, mas quando fazem o contrário, gera uma tristeza enorme.

Não podemos exigir a mudança daqueles com quem convivemos. Ser amável, ser educado, demonstrar que realmente se importa com sua presença. Cada um representa esses sentimentos de uma maneira e, infelizmente, muitas relações se perdem por não existir uma comunicação eficiente entre as partes.

Não me entenda errado. Não acho que tudo deve ser dito, pelo contrário. Algumas coisas precisam ser percebidas, sentidas. Somente assim é possível entrar em sintonia e mostrar que nos importamos com o outro.


Quer um desafio?
Já reparou que aquele seu amigo sempre é pontual e que tem outro que liga todo final de semana para saber se está tudo bem? Também tem aquele que sempre espera você para caminharem juntos e outro que só cumprimenta com o famoso abraço de urso?
Lembrou-se deles, correto? Mas você percebeu que ontem não recebeu nenhum abraço apertado ou que foi embora sozinho, sem companhia? E que teve um mês que não recebeu aquela ligação animada de todo sábado?


Se você percebeu, está com pontos positivos. Agora o teste final: você procurou saber com seus amigos o que tinha acontecido ou por que estavam agindo diferente?

Existe uma frase muito clichê: você só percebe a importância de algo depois que perde. Entretanto, quando alcançamos esse ponto pode ser tarde demais. Comece a perceber aqueles que estão a sua volta, se importe com eles assim como se preocupam com você. Não é necessário mudar para agradá-los, afinal, eles estão com você exatamente pelo que você é. O segredo de qualquer tipo de relacionamento é saber observar o outro - evitando atitudes que podem gerar mágoa - e mostrar que realmente se importa.

Uma última pergunta: já reparou que tem um “conhecido” que sempre está preocupado com você, enquanto aquele seu “amigão” sequer percebeu que tem algo errado? Pense bem se já retribuiu esse gesto alguma vez. Ele não faz esperando nada em troca, mas com toda certeza ficará bem feliz em ver que você TAMBÉM se importa com ele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário