segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL




Então...nunca fui muito adepta a isso. Minha juventude foi de muita personalidade e brigava feio pelos meus pensamentos e idéias.
Deus me livre se houvesse discordância ou se visse alguém me querendo fazer mal.
Com as experiências , e os aprendizados da vida pude perceber que me perdi muito no meio disso tudo.
Porque não é brigando que se é ouvida.
Não é batendo de frente que se tem razão.
E como eu sempre digo , hoje prefiro ter paz que razão.
A razão vêm no meio da paz.
A paz por si própria traz razão.
Claro que existe seres que fazem questão de tentar tirar sua paciência.
Que se esmeram para te fazer mal , para se sentirem bem com elas mesmas.
São sem luz...se escondem num interior cheio de amargura e insegurança.
Geralmente sentem inveja até de sua alegria.
Você vê , você sabe ,mas consegue driblar , se esquivar e pensa antes de responder a altura essas provocações.
Conta até 20 , fecha os olhos e pede a DEUS sabedoria e discernimento.
Pensa duas, 3 vezes e faz silêncio.
Ou responde algo que a outra parte não espera com gentileza e calma.
Não é fácil...precisa um exercício diário .
Porque a natureza humana é revidar , se defender , se vingar.
Mas quando  aprende você se limita  , corrige . 
Porque você pondera o que está em jogo , o que uma resposta pode causar a você mesma (o).
Palavras proferidas com raiva , ditas sem pensar podem causar estragos irreversíveis.
Você perde a sua razão. Se esgota emocionalmente e coloca em risco :
amizades , relacionamentos , emprego e sua paz interior.
Faz um mal enorme , e se torna toxico e nocivo a sua saúde mental , emocional e sua integridade.
Claro que existem fatores que vão além .
Situações que somos obrigados a responder de forma firme para também não parecer fraco e covarde.
Mas tenho procurado ser calma.
5 minutos para a raiva passar.
E me recompor..
O bem sempre vence o mal.
Têm dado certo.
Oro todos os dias para ter sabedoria para lidar com essas situações.
Deus me renova a cada dia.
Vou seguindo meu caminho , minha vida ..
Sendo cada dia melhor...

(cris ferreira )


Nenhum comentário:

Postar um comentário